quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Cultura Indie

Muitos caracterizam essa cultura como a cultura que deseja ser esquecida, os Indies são quase uma contradição. Primeiramente eram identificados como “Independentes”, isso quando surgiram, na dec. de 50 nos EUA, que se referia as bandas que tinham selos musicais livres. Com o tempo foram abreviados para Indie, que agora não se refere só a musica, mas a um estilo de vida que engloba música, moda, comportamento, mito e lugar.
Os Indies se orgulham de conhecer bandas que ninguém mais conhece, é uma tribo restrita, que venera bandas de paises esquecidos no mapa que eles chamam de mainstream. Dentro dessa tribo se tornar popular é uma ofensa, no momento que uma banda que eles apreciam se torna popular, ela é esquecida, os próprios músicos dizem não gostar da popularidade, sendo pouco abertos. Enquanto algumas tribos buscam um ideal de contestação se propagando na mídia, chocando a sociedade e querendo mudar seus costumes, os indies são reservados e não querem dividir suas idéias com o mundo, defendendo o conceito de que ter um gosto apurado é mais importante que uma boa postura. Eles acreditam que boa música só pode ser feita por conjuntos livres, sem influencia de gravadoras, é isso que os motiva a busca por novidades que acabam indo além das mesmices culturais. O grande instrumento de divulgação dessas bandas indies é o site Myspace, além de ser um site pessoal com espaço para fotos e preferências, ele contem um espaço para gravações caseiras.
Dos anos 70 até hoje, muitas bandas surgiram no universo indie, entre elas podemos citar, Franz Ferdinand, The Killers, The Strokes, Gang of Four e Cansei de ser sexy, bandas independentes que fazem shows, vendem, discos e estão cada vez mais populares. Aí entra um movimento de contradição dos indies, mesmo essas bandas sendo populares elas ainda são influencia dessa tribo. Analisando essas contradições chega-se a conclusão que o que os indies realmente procuram é aquilo que vai além do simples rock que todos conhecem, procuram coisas diferentes que não se limitem só a som, mas que formem um conceito de banda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bah.. tri bacana esse tópico...
um pouco de cultura nunk faz mal a ninguem neh?! ashuahsuahus
O mais legau é q ser indie é questão de identidade... e não de estilo... pq ser indie e ser de corpo e alma, e não por modismos... mas a agente não faz enm questão de comenta!^^
Abraço!!