quarta-feira, 12 de agosto de 2009

40 anos da histórica foto do Beatles

No dia 08 de agosto de 1969, o quarteto de Liverpool não imaginava o sucesso que a foto escolhida como capa do cd Abbey Road faria.

A fotografia foi tirada por Iain Macmilla em uma rápida sessão de fotos na faixa de pedestres que fica na frente do estúdio (de mesmo nome que o álbum) em que o grupo fazia as gravações. A idéia original da foto foi de Paul McCartney.

Várias homenagens a esta foto já foram feitas e até hoje muitos fãs vão até o local, no noroeste de Londres, para repetir o gesto dos Beatles. A foto foi objeto de rumores e teorias de que Paul estaria morto, vítima de um acidente de moto em 1966. Apesar de ter sido apenas uma brincadeira e puro marketing do grupo, a lenda ainda é assunto de alguns beatlemaníacos.

A foto conteria supostas "pistas" que dariam força ao rumor de que Paul estava morto: Paul está descalço (segundo ele, aquele dia fazia muito calor, e ele não estava aguentando ficar com nada nos pés), fora de passo com os outros, está de olhos fechados, tem o cigarro na mão direita, apesar de ser canhoto, e a placa do fusca, em inglês, “beetle” estacionado é “LMW” referindo se as iniciais de “Linda McCartney Widow” ou “Linda McCartney Viúva” e abaixo o "281F", supostamente referindo-se ao fato de que McCartney teria 28 anos se (if em inglês) estivesse vivo. (O I em "28IF" é realmente um "1", mas isso é difícil de se ver na capa.
Um contra-argumento é que Paul tinha somente 27 anos no momento da publicação de Abbey Road, embora alguns interpretem isso como ele teria um dia 28 anos se ele estivesse vivo.) Os quatro Beatles na capa, segundo o mito "Paul está morto", representariam o Padre (John, cabelos compridos e barba, vestido de branco), o responsável pelo funeral (Ringo, em um terno preto), o Cadáver (Paul, em um terno, mas descalço - como um corpo em um caixão), e o coveiro (George, em jeans e uma camisa de trabalho denim). Além disso há um outro carro estacionado, de cor preta, de um modelo usado para funerais e eles andam em direção a um cemitério próximo a Abbey Road.
Notem também que atrás do Paul tem um carro como se estivesse passado pelo mesmo lugar que ele está.

Outra suposta pista seria que na contra-capa do álbum, ao lado esquerdo da palavra Beatles, teria 8 pontos formando o número 3 (sendo então "3 Beatles"). O homem de pé na calçada, à direita, é Paul Cole, um turista dos EUA que só se deu conta que estava sendo fotografado quando viu a capa do álbum meses depois. Obviamente que se o Paul da capa fosse um sósia, convenhamos que seria um sósia muito talentoso, pois esse grande disco e o restante da carreira de McCartney revelam o grande artista que ele é.

O cd foi o mais vendido da história dos Beatles. Vários críticos afirmam que a banda nunca tocou, cantou ou se mostrou tão madura como em Abbey Road. É o suspiro final do que foi a melhor banda de rock de todos os tempos.

O disco foi lançado em 26 de setembro de 1969 no Reino Unido e produzido por George Martin para a Apple records.

Logo depois John Lennon anunciaria ao grupo sua saída, mas isso foi mantido em segredo até 1970. Com o nome Beatles, Paul, George e Ringo ainda finalizariam 'Let it Be'.

Nenhum comentário: