quarta-feira, 28 de novembro de 2007

BritPop - História

BritPop é um movimento, gênero ou estilo musical surgido na década de 1990, que toca músicas de rock com arranjos tipicamente radiofônicos. O termo é uma abreviação de "British Pop", ou seja, musica popular britânica (a definição inclui grupos surgidos na Grã-Bretanha e na Irlanda). Assim, rigorosamente, seria considerado "britpop" todo tipo de música pop produzida por artistas da Grã-Bretanha e Irlanda, como Robbie Williams, Dido e as Spice Girls. Entretanto, o termo é aplicado especificamente a bandas de rock'n'roll e suas músicas e, embora identificado por um nome único, o rótulo "BritPop" inclui grupos de estilos e ritmos extremamente variados...

Músicos de BritPop, em geral, têm muita influência dos Beatles, e seus dois maiores grupos eram Blur e Oasis. Os líderes desta duas bandas — respectivamente Damon Albarn e os Irmãos Gallagher — tornaram-se notórios por protagonizarem uma rivalidade de estética e de liderança, ao estilo da "briga" entre Beatles e Rolling Stones, três décadas antes.
As primeiras bandas britânicas dos anos 90 surgiram com forte conteúdo político e dramático, refletindo a desilusão generalizada do contexto da Globalização e da consolidação do neoliberalismo na Europa. Assim, os Manic Street Preachers levantaram bandeiras marxistas enquanto o Radiohead trazia uma espécie de culto depressivo e poética pessimista. Por outro lado, o estilo de vida cosmopolita, sintético e "metrossexual" era simbolizado por bandas como Suede, Pulp e Placebo, numa reedição da estética rave de Manchester na década anterior.
Thom Yorke do RadioheadOutras diversas bandas BritPop tiveram início como "bandas de garagem", influenciadas pelo punk dos anos 70, como Muse, Ash e Idlewild, e depois suavizaram seus acordes e batidas para atingir um público mais amplo.
A partir de 1998, surgem novas bandas que de certa forma repetem a rivalidade entre Blur e Oasis, principalmente a dupla Travis e Coldplay, abusando de pianos e cordas e por vezes dispensando guitarra elétrica. Nesta linha "romântica" e altamente radiofônica, também seguem os grupos Keane e Snow Patrol, entre outros.
Nos anos de 2004 e 2005, o gênero recebe novo fôlego com o aparecimento de releituras do punk (como feito pelos Libertines, Arctic Monkeys), do glam (Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs) e de bandas inspiradas pelo sucesso do New Order nos anos 80, como Bloc Party, Maxïmo Park, The Rapture e Editors. Além destas, destaca-se The Killers que, apesar de ser da cidade norte-americana de Las Vegas, não esconde a fortíssima influência das bandas BritPop, inclusive imitando sotaque britânico nos vocais.
O "estilo" BritPop exerce enorme influência sobre bandas de rock em outros países da Europa, como a Suécia (The Hives e Mando Diao). Nos EUA, outra banda fortemente inspirada pelo estilo são os Strokes.

Um comentário:

John Mirage disse...

isto é a história indie , como sou um indie , adoro este blog , a história tem um conteúdo mt bom , adorei particularmente .É isto na vida de um indie só não comentou como eles se vestem :\ mas tudo bem está mt bom .