terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Mais sobre os MODS

Você pode nunca ter ouvido falar na palavra mod, mas já deve ter escutado alguma música ou reparado no estilo de algum filho dessa cultura que surgiu na Inglaterra no início dos anos 60.
A abreviação de "modernismo" foi mais um movimento jovem que englobou comportamento, bandas e estética peculiar. Eles se vestiam bem: terninhos italianos e cabelos penteados. A intenção em se mostrarem sofisticados era tanta que os garotos procuravam os alfaiates para apertar ainda mais os ternos. Alguns vestiam o jeans ainda molhado para que assim, ele se ajustasse melhor ao corpo...

Não eram ricos, mas figuras que trabalhavam para se auto-sustentar. "Eles procuravam utilizar as ferramentas que a sociedade fornecia para conseguir espaço para seu entretenimento. O grande consumo de moda também fazia parte da rotina", explica Sandro Garcia, baixista do "The Charts", a principal banda mod do Brasil. Segundo o músico, há uma frase mod que diz: "se manter elegante nas piores circunstancias possíveis".
O conflito juvenil, a frustração, o amor platônico eram desenrolados na música. O The Who, foi a principal banda mod, responsável por hinos juvenis. Outras bandas mod como The Jam, The Kinks, Small Faces, Troggs, também não dispensavam os ternos ajustados e bebiam na fonte da música negra americana, como o R&B, jazz e a soul. Até David Bowie, quando liderava a banda David Jones and The King Bees era um mod.
Assim como todos os movimentos culturais de juventude, como o punk, hippie ou raver, os mods se diluíram e suas influências tanto musicais como visuais se ramificaram para as gerações seguintes. Mas é certo que há uma pontinha de modernismo no showbizz, que parece estar ressurgindo nesta década. Sandro, de 37 anos, que o diga. Sua banda, The Charts, extinta nos anos 90, está voltando à ativa.
Bandas com influências mod são destaque na imprensa. Algumas aproveitaram o som e as ideologias. Outras são visivelmente afetadas pela cultura do terninho. Cachorro Grande, Strokes, uma infinidade de representantes do britpop também ganham um visual retrô. Diga-se de passagem que o terno é a roupa oficial do rock inglês. Tudo graças aos mods.