quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sessão Cultura : O segundo Círculo do Poder - Carlos Castaneda

Quinto livro da obra de Carlos Castaneda, em seqüência cronológica, O segundo círculo do poder é um livro que, na época em que foi lançado, desconcertou muitos dos leitores fiéis do autor. Era uma ruptura inegável. Na verdade, este livro inicia uma nova etapa na narrativa do aprendizado de Castaneda, em busca de compreensão e domínio do insólito sistema cognitivo ensinado pelo xamã índio conhecido como dom Juan.

Os livros anteriores tratavam de uma simples relação entre dois indivíduos, mestre e discípulo; este, porém, revela que este discípulo não é o único, mas faz parte de um grupo de outros aprendizes do mesmo caminho - personagens inesquecíveis como dona Soledad, La Gorda, os Genaros e as Irmãzinhas. Mais: que esse sistema de conhecimento tem sua origem na América pré-colombiana, especificamente na desaparecida civilização Tolteca e estabelece que, depois de preparado o indivíduo, ele, o conhecimento, deve ser alcançado pelo grupo.

Segundo fica claro neste livro, o que muitos leitores de Castaneda ainda entendiam numa perspectiva puramente psicológica, é na verdade uma aventura de muitos, guiada por uma tradição esotérica antiqüíssima e por procedimentos que, embora aparentemente codificados de modo rígido, são de extrema sutileza e sofisticação.

2 comentários:

K. disse...

É interessante encontrar alguém que tenha lido Castañeda ;) Uma viagem a outro 'Mundo'...

Leonardo.. disse...

eu diria que é uma viagem ao nosso "verdadeiro" mundo..